Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Tradução : " Todo mundo neste país deveria aprender a programar um computador ...
porque ensina a pensar
" - Steve Jobs.

 

Há algo que influencia um ser pensante.

Aquele que consegue enxergar além dos horizontes, que vê os erros atuais e

, possivelmente sabe os consertar. Um visionário. Mas nunca devemos levar isso para uma só pessoa e, sim para uma multidão que pensa da mesma forma ou não e, talvez até melhor que uma só pessoa, mas essa com certeza influência em toda a multidão.

E programar não é longe disso. Programar não é só para quem trabalha e vive de TI. Programar está em nossa vida cotidiana, desde nossa infância, até, quase que literalmente, o "inifinito".

Há vários projetos de ensinar a programação desde para crianças, até jovens e adultos. Não há limite de idade para aprender a programar e, para programar. O que há e isso talvez atrapalhe, seja a falta de vontade ou motivação ou incentivo para obstruir obstáculos que antes eram "difíceis" para algo como "andar de bicicleta". Como alguns professores dizem " é dificil é prédio grande. ".

 Então, mãos na maaaaaaasssssssaaaaaa ! Yeah !!!

 

  • Code Club (em português: Clube do Código ou Clube de Programação)

É uma rede mundial de atividades extracurriculares gratuitas, completamente gerenciada por voluntários, com o objetivo de ensinar programação de computadores às crianças.

Vide : http://codeclubbrasil.org

 

  • Tech Prep : Projeto do Face Book

Projeto do Face Book para ensinar as pessoas em como aprender a programar. Totalmente dinâmico e com desenhos atuais.

Vide : https://techprep.fb.com/

 

  • Code Ademy

Em sua págian inicial apresenta um terminal interativo. E ao se registrar no site, passa a ter acesso ao seu conteúdo gratuito e interativo.

Vide : http://www.codecademy.com

 

  • Fun Programming

Portal com vídeos aulas. Ideal para designers, web masters e profissionais da área digital ou gráfica.

Vide : http://funprogramming.org

 

  • The Code Player

Rede social com conteúdo e vídeos para quem deseja aprender mais sobre programação e design.

Vide : http://thecodeplayer.com

 

  • Scratch

Software livre desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, com fins educacionais.

Vide : http://scratch.mit.edu

 

  • Kodu Mars

Trata-se de uma mistura entre software de criação de jogos e um jogo em si.

Em Kodu Mars, as crianças podem programar o personagem com um sistema visual simples, montar cenários em uma jogabilidade semelhante à de Minecraft, tirar fotografias do cenário e procurar pedras que podem ser escaneadas e armazenadas.

Instalação e requerimentos

Antes de instalar o KODU Game Lab em seu computador é preciso que dois aplicativos estejam presentes na máquina: o XNA Framework e o .NET Framework 3.5, ambos também da Microsoft.

Vide : http://www.kodugamelab.com/

 

Também há muitos sites e portais que possuem apostilas sobre os mais variados temos, e sem contar que o YouTube possui milhares de vídeos independentes que auxiliam muito na hora de aprender qualquer coisa, né ?   ;-D

 

 

 

E não é só isso !!!

Existem algumas opções lúdicas as quais não precisam de computador para aprender a programar. Sim, são jogos de tabuleiro !

 

  • C-Jump

O jogo usa comandos como “If”, “else” e “switch”, além de apresentar o conceito da variável "x". Assim, quem decidir se aventurar pelo tabuleiro deverá analisar todas as variações do caminho e usar o conhecimento adquirido para chegar ao final mais rapidamente. O jogo ainda está na linguagem inglesa, mas poderá ser atualizado, quem sabe para o portugês ? O preço é de US$ 25,00 ou R$45,00 .

Vide : http://c-jump.com

 

  • Primo

Criou um brinquedo de madeira que permite que a criança, a partir de 3 anos, pode aprender os básicos da programação. O Primo é um kit com blocos de madeira no qual a criança encaixa em um circuito. Cada bloquinho tem uma função, como ir pra frente, virar a direita e esquerda. Conforme a criança encaixa essas peças em uma placa de circuito, um cubo motorizado chamado “cubeto”, através de uma conexão sem fio, realiza os movimentos que a criança acabou de criar. O brinquedo sai por 170 libras e a intenção da empresa é que as crianças não apenas saibam mexer nas novas tecnologias, mas saibam também criar.

Vide : http://www.primotoys.com/

 

Mercado de Trabalho

Há de se notar também mercado de trabalho e é vero sugerir a leitura dos artigos abaiso sobre o mercado de trabalho do setor de TI no Brasil. Confira !

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/09/1347232-mercado-de-trabalho-e-garantido-para-quem-faz-computacao.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/07/1305304-setor-de-ti-liderou-geracao-de-vagas-entre-profissionais-com-ensino-superior.shtml

 

Conclusão :

Por favor, o objetivo deste artigo não é ensinar a programar, é apenas para mostrar alternativas para quem quer começar do zero, ok ?  :-)

Mas vamos um outro pequeno exemplo para quem quer mais !

No final das contas, nada como um bom e velho algorítimo feito no papel a mão, seja este feito em sua linguá natal ("portugol"), ou na linguagem de máquina para humanos :

"Faça um algorítimo para que receba o nome do usuário e calcule o seu IMC."

Para saber mais sobre as várias linguagens de programação, sugiro consultar os links abaixo que dão um complemento sobre as várias linguagens de programação existentes, e quem sabe você já consegue resolver o enunciado acima ? :-D

 

Lista de Linguagens de Programação :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_linguagens_de_programa%C3%A7%C3%A3o

Um pouco da história sobre a Linguagem de Programação :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o

 

 

 


 

Let's Go, Baby !!!!!   ;-)

Pin It

Sobre

O Projeto Internet Pensante, visa levar ao cidadão conhecimentos sobre vários assuntos relacionados a tecnologia, informática, eletrônica e, entre outros assuntos.
Veja nossos valores :

Compartilhar

Compartilhar conhecimento é fundamental para evoluirmos e construirmos novos padrões.

Ajudar

A estrutura tecnológica atual permite a propagação de ideias, conhecimentos e, afazeres em uma velocidade de informação incrível.

Construir

A construção do conhecimento é feita pela união de muito trabalho, pesquisa e, empreendedorismo.

Our website is protected by DMC Firewall!